terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Notícias sobre nossos animais. Conheça mais sobre nosso trabalho

Olá Amigos,
Já está disponível a prestação de contas ref. janeiro/10. Como o blog não aceita planilhas de Excel, quem não recebeu e quiser ver é só pedir por e-mail: marli@abeac.org.br

Seguem abaixo as notícias sobre nossos animais. Tentei resumir o mais que pude, mas o boletim esse mês está longo. Vamos começar pelas boas novidades...
Adotados em janeiro/10
A Monica, Lilly , Frida e Vivi fazem parte dos cães que resgatamos da Dna Beth. A Dalila faz parte de uma familia que resgatamos em agosto/09 de uma casa abandonada em Guarulhos. Foram mais de 15 animais, a Dalila estava em pior estado, parecia um esqueleto de tão magra. foi adotada no final de dezembro/09 , está morando na Aclimação, levando uma vida de princesa, essa foto recebi hoje da adotante. A Milla foi também uma adoção super especial, estava conosco desde filhotinha, era muito assustada, sempre tive muito medo dela ser adotada e fugir da casa do adotante. Mas graças a Deus a Milla foi adotada por um casal cheio de amor e paciência que conseguiram conquistar sua confiança e hoje ela está bem, perdeu o medo, e se transformou numa cachorrinha alegre e muito carinhosa.


NOSSO CANIL - ANDAMENTO DA OBRA

Dividimos o canil em 3 alas: amarela, verde e azul. A amarela tem 11 canis com 24 mts² com capacidade para até 6 cães que já estão prontos e 08 canis menores com capacidade para até 3 cães, que estão quase prontos, falta a pintura do piso e a calçada na frente dos canis. A Ala Amarela ficou em formato de L . Quando concluírmos a construção das 3 alas , no centro iremos colocar grama para soltar os cães em sistema de rodizio.


CONSTRUÇÃO DO DEPÓSITO E QUARTO PARA OS CÃES SOLTOS SE ABRIGAREM Tivemos que interromper a construção dos canis para construção de um depósito para guardar ração e um quarto para os cães soltos se abrigarem. Temos hoje no canil 2 casas que deveriam ser utilizadas pelos caseiros. O Danilo nosso caseiro ,mora onde deveria ser o depósito para guardar ração Então, a casa que seria destinada a ele, ficou como depósito e a outra casa, na cozinha dormem os cães soltos e o quarto usamos para guardar ferramentas e material de limpeza. Como não temos hoje no canil, um local para banho e tosa dos cães e para tratar um cão doente ou mesmo receber a visita de um veterinário, e isso é uma prioridade, decidimos construir o depósito e o quarto para os cães. Vamos reformar as duas casas, uma delas será para o Geovani morar ( temos 3 caseiros no canil, Danilo, Geovani e Douglas ) e a outra casa vamos fazer um ambulatório, banho e tosa e aréa de tratamento para cães doentes. O depósito era para estar pronto, mas a chuva tem atrapalhado bastante, a previsão é que fique pronto até o dia 15/02.
ESCLARECIMENTOS QUANTO A CONSTRUÇÃO DOS CANIS
Para quem não acompanhou a história do sítio da Célia, mudamos para Caucaia do Alto em maio/08 com 180 cães. Nossos cães ( que na verdade eram da Célia, protetora que faleceu em junho/03 ), estavam em um sítio em Embu Guaçu de propriedade da familia da Célia que sempre manifestou desejo em retomar a propriedade e pediu que retirássemos os animais. Em 2005 com muito sacrificio e ajuda dos nossos contribuintes compramos um terreno de 7.000m² em Caucaia do Alto e iniciamos a construção que andava a passos lentos e sem previsão de concluir. Mas a situação em Embu Guaçu estava insustentável devido a falta de estrutura, nossos cães e caseiros estavam disputando espaços com ratos e cobras. Em março/08 perdemos uma cachorra por picada de cobra e isso foi a gota d'agua para tomarmos uma atitude e tirar nossos animais daquele local. Tínhamos apenas 12 canis prontos e precisávamos de 36 para mudar em segurança. Como a situação era de emergência, construímos canis provisórios a base telhas , madeirite e alambrados e a nossa intenção era aos poucos ir construindo os canis definitivos e é o que estamos fazendo. Desde que mudamos fizemos muitos resgates, e tranquilamente doamos mais de 100 animais desde a mudança, mas hoje a nossa população é de 250 cães no canil e 38 espalhados em clinicas , hotéis e lares provisórios. Se antes tínhamos a preocupação de acomodar melhor nossos cães, hoje é maior ainda por 2 motivos: 1º os canis provisórios estão caindo aos pedaços, alguns estão totalmente destruidos e foram desativados. 2º Precisamos com urgência retirar os cães de locais onde pagamos hospedagem para cortar despesas.... Sei que muitos de voces já conhecem essa situação pois acompanham o nosso trabalho desde o inicio, mas achei importante esclarecer mais uma vez, pois temos recebido com muita frequência pedidos de resgates de animais e talvez possa parecer que esses canis estão vagos, quando na verdade eles já tem destino certo. Vamos concluir o resgate dos animais da Dna Beth, continuar dando assistência para Ana Paula com os animais da Pedreira que precisam de muita ajuda e é o máximo que conseguimos por enquanto. A medida que conseguirmos doar animais e quando a nossa obra acabar, aí sim, poderemos voltar a ajudar outras protetoras . Mas por enquanto não dá, chegamos no nosso limite mesmo. Nossas despesas são altíssimas, temos uma obra em andamento, consumo de 3 toneladas de ração por mes, vacinas, trabalhamos com 3 veterinários, hospedagem e salários de 3 caseiros . As contribuições não aumentaram na mesa proporção de animais, ao contrário cairam bastante, e estamos tendo dificuldades em ajustar nossas contas.



SITUAÇÃO DOS ANIMAIS DA D. BETH - COLECIONADORA DE ANIMAIS
Em dezembro de 2009 resgatamos 33 animais da Dna Beth, uma senhora de 80 anos que vive sozinha com mais de 50 animais em uma casa sem estrutura nenhuma. Esses animais estavam muito debilitados, com sarna, viviam soltos em um quintal imundo, no meio de sujeiras com ratos e até cobras e comiam fubá cru ou pão duro que a Dna Beth jogava para eles. Desses 33 , 15 eram filhotes, 03 foram adotadas, e 11 infelizmente morreram, só sobrou um filhote que ainda está em recuperação e lutando para viver.
Ficaram no quintal 04 cães que a Dna Beth não quis entregar e dentro da casa apróximadamente 15 cães, mas não sabemos o nº certo pois a Dna Beth não permite que entre na casa para ver. Estamos tentando de todas as formas retirar esses animais, a Ana Paula tem ido diariamente até lá conversar com a Dna Beth, mas ela é uma pessoa muito dificil, não atende, não abre o portão e não podemos invadir a casa e retirar os animais a força e com o agravante de ser uma pessoa idosa com problemas de saúde e se acontecer alguma coisa com ela, fomos alertados que poderemos ser responsabilizados. A vigilância sanitária foi até lá várias vezes, os vizinhos já denunciaram a Dna Beth, chamaram a polícia, mas até agora não deu em nada. A Ana Paula conseguiu um contato direto com a Dra Edna, assessora do gabinete da Alda Marco Antonio , explicou a situação, focando principalmente no abandono de idosos, pois a Dna Beth se tem familia foi completamente abandonada. Temos que agir dessa forma, focando na assistência a Dna Beth para poder retirar os animais de lá. Uma assistente social esteve hoje na Dna Beth e mais uma vez ela não atendeu e isso está com jeito de acabar em pizza... Amanhã a Ana Paula vai novamente ligar para Dra Edna, que se mostrou disposta em ajudar e cobrar providências. Também amanhã iremos enviar um e-mail para ela com fotos dos resgates e exigindo providências. Hoje conversei com um advogado com larga experiência na proteção animal e ele me falou que o caminho é esse mesmo, tentar a assistência para Dna Beth para poder retirar os animais. Ele também me orientou em mais uma vez procurar a polícia e fazer um BO para tentar com o auxílio da polícia retirar os animais de lá, caso a Dra Edna não consiga resolver essa situação. Essa semana se Deus quiser, vamos conseguir colocar um ponto final nesse pesadelo e tirar os animais que ficaram naquele holocausto.
AJUDA PARA OS ANIMAIS DO BAIRRO DA PEDREIRA
Desde que decidimos resgatar os animais da Dna Beth, temos acompanhado os problemas dos animais abandonados no bairro da Pedreira - região de Sto Amaro. Não é só a Dna Beth que maltrata animais, o abandono e mau tratos naquela região é absurdo! É comum o abandono de animais em bandos, existe a suspeita de pessoas que recebem para resgatar animais e desovam naquele local. Muitos são abandonados ainda sadios, muitos castrados, mas acabam sendo atropelados, ficam doentes, e sofrem maus tratos de algumas pessoas. Nesse local existe uma favela e é para lá que esses animais sem rumo acabam indo e ficam nas ruas entregues a própria sorte. As pessoas dessa favela, principalmente crianças acabam pedindo socorro para Ana Paula quando algum cão fica doente ou quando tem filhotes abandonados. A Ana Paula é uma protetora super ativa na região, mas com muito poucos recursos, ou quase nenhum para dar conta de tantos problemas. Com a ajuda de alguns moradores e pequenos comerciantes do local, ela tem conseguido castrar boa parte dos animais da favela. Como estamos tentando resgatar o restante dos animais da Dna Beth, acabamos nos envolvendo com os animais do bairro da Pedreira e estamos dando todo apoio que a Ana Paula precisa nessa dificil missão. Nosso canil está lotado e não temos como resgatar mais animais, mas fica difícil tomar conhecimento de casos de crueldade, animais doentes, precisando de socorro e não fazer nada. Segue abaixo alguns casos que a Ana Paula resgatou e a Abeac está se responsabilizando por todos os custos ( alimentação, remédios, veterinários )
ANGEL - GATINHO CEGO

Esse gatinho estava tentando entrar em uma casa e foi colocado para fora a vassouradas. Aos gritos esse coitadinho foi socorrido pela Ana Paula e levado direto para clinica da Dra Thais onde foi medicado. Além de muito debilitado, ele tem uma retração do globo ocular direito resultado de um trauma antigo ou consequência de rinotraqueite. Ele está com uma forte infecção e provavelmente deve perder também a visão do olho esquerdo. A Dra Thais receitou amoxilina e tobramicina. O Angel está mais calmo, é um amor de gatinho, foi dificil tirar fotos dele que ficava o tempo todo pedindo carinho. A Dra Thais acredita que ele tenha aproximadamente 6 anos e está castrado. Na quarta feira o Angel tem retorno na Dra Thais e será feito um hemograma para saber se ele não tem outras doenças. Também marcamos consulta na quinta feira com a Dra Luciana -Oftalmologista, queremos tentar tudo que for possível para que esse anjinho tenha qualidade de vida. O Angel é muito especial e precisa de alguém que possa lhe dar muito amor e cuidar da sua saúde como ele merece. A rinotraqueite é contagiosa, por isso, ele precisa de um lar onde seja filho unico. Ele está provisoriamente dentro de uma gaiolinha, porque o local onde está tem mais cães e não dá para ficar solto. Mas não merece viver dessa forma, se souberem de alguém que possa ficar com o Angel, pode ligar para Ana Paula no tel: 11-3431-5129 ou por e-mail: anapauladapedreira@hotmail.com ou Marli: marli@abeac.org.br



ANINHA: ATACADA POR UM MORADOR DE RUA
A Aninha foi abandonada na véspera de natal com mais 5 cachorros numa praça no bairro da Pedreira. Dois cães morreram atropelados os outros sumiram e a Aninha ficou vagando, passou fome, tomou muita chuva, foi atropelada, e quando ela conseguiu um lugar coberto para se abrigar, foi cruelmente agredida por um morador de rua que espetou no seu corpo um espeto de churrasco. Alguns vizinhos colocaram esse morador de rua para correr de lá, e a Aninha foi resgatada pela Ana Paula. A Aninha passou por consulta na Dra Thais, está se alimentando bem, tomando antibióticos, vitaminas e está bem melhor. Ela tem retorno essa semana na Dra Thais, e vamos fazer um hemograma para saber se está tudo bem.


FILHOTES RESGATADOS NA ENCHENTE
Esses filhotes estavam abandonados em uma escadaria na favela do bairro da Pedreira Eram 17 filhotes, 04 soubemos que a enchente levou. A Ana Paula resgatou 13 filhotes, 04 estavam bem debilitados e infelizmente viraram estrelinhas... Fizemos tudo que foi possível, um deles chegou inclusive a receber transfusão de sangue, mas não suportou. Estávamos suspeitando de leptospirose, mas fizemos hemograma de um dos filhotinhos que morreu e acusou doença do carrapato. 02 filhotinhos ainda estão caidinhos , mas os outros estão bem melhor, brincando e se alimentando bem. Estamos tratando todos com doxiciclina, combiron, ração super premium e latinhas A/D da Hilss

NICKY - ARREMESSADO DE UM CARRO EM MOVIMENTO

Esse cachorrinho foi jogado de um carro em movimento no final do ano na calçada da clinica onde a Ana Paula cuida dos resgatados. A pessoa que fez isso, acho que tinha intenção de abrir a porta e largar o Nicky, mas deu de cara com a Ana Paula que ia saindo e nem parou o carro, simplesmente jogou o coitadinho pela janela . Isso é coisa de gente que sabe que a Ana Paula cuida de vários animais e jogou mais um para ela cuidar. Detalhe: ele está castrado Apesar do trauma, o Nick é muito bonzinho, hiper carente, novinho, deve ter por volta de 01 ano. Ele está um pouco caidinho, e amanhã vai passar por consulta na Dra Thais.


SAMANTHA MAIS UMA VÍTIMA DO MORADOR DE RUA
O mesmo morador de rua que atacou a Aninha, cortou a patinha da Samantha com uma faca. Ela foi socorrida por moradores da região, uma pessoa pagou a consulta, curativos e medicamentos. Como a Samantha é uma cachorra de rua e depois que saiu da clinica precisava de cuidados com a sua pata, ela está na Ana Paula. Apesar do trauma, a Samantha é uma fofa, muito alegre, mesmo com a patinha enfaixada, ela pula, abraça e pede carinho. Detalhe: a Samantha está super saudável, gordinha e castrada. Mais um caso de desova de animais na região, será que ela tinha dono? A Samantha foi adotada e assim que estiver totalmente recuperada, irá para o seu novo lar.


TOBY E WILLY - RESGATE DA D. BETH

O Toby estava no portão da Dna Beth e o Willy, escapou por esse mesmo portão que estava aberto. A Ana Paula resgatou os dois sem a Dna Beth ver. O Toby é um filhotão, estava bem debilitado, com feridas pelo corpo e muita sarna. Já o Willy está ótimo, com tosa recente, o que nos deixa bastante intrigadas. Se a Dna Beth não tem nem o que comer, dá fuba cru para os animais, como o Willy estão gordinho, de banho tomado e tosa recente? Das duas uma: Ou o Willy está perdido e a Dna Beth "pegou" Ou ele estava dentro da casa e escapou. A Ana Paula quando esteve na casa da Dna Beth só entrou no quintal, mas viu alguns animais na janela e pareciam estar bem. Só os coitadinhos que ficam jogados no quintal é que estão passando fome. O Willy é muito alegre, parce um bailarino, anda em duas patinhas, faz festa para todo mundo, tem os dentes branquinhos e deve ser mistura de poodle com basset. O Toby é bonzinho, está menos assustado, engordou um pouquinho, as feridas secaram e está melhor da sarna.



VITOR - RESGATE DA ABEAC
O Vitor foi resgatado pela Neuza da abeac na Av. Washington Luiz estava caido na calçada todo enroladinho, molhado e tremendo muito. Passou por consulta na Dra Thais, fez hemograma e existe a suspeita de cinomose. Ele estáva muito debilitado, com o corpo coberto de feridas, o pelo muito embolado, deve estar nas ruas há muito tempo. Está tomando antibióticos, vitaminas, comendo ração super premium e graças a Deus não manifestou nenhum dos sintomas da cinomose. Mas ainda está bem caidinho, é um cachorro quietinho, triste... Será que está perdido?
RIFA DE UM COLAR DE ESMERALDAS VERDADEIRAS - AVALIADO EM R$ 1.000,00

Ganhamos de uma amiga um colar de esmeraldas para rifar e conseguir recursos para cobrir tantas despesas.
Iniciamos o mes de fevereiro negativo e com R$ 32.000,00 de de contas a pagar, cheques pré datados, boletos bancários, salários de caseiros, ou seja, são compromisso assumidos que não dá para adiar.
Com as contribuições que temos programadas não vamos conseguir cobrir essas despesas.
Por isso, a venda dessa rifa, nesse momento é muito importante para nós.

O valor da rifa é R$ 10,00 cada nº e o sorteio será pela loteria federal, assim que todos os nºs forem vendidos.
Para adquirir um nº é necessário efetuar um depósito no Banco Itau ( 341 ) ag 0772 c/c 52385-8 - em nome de Abeac Associação Bem Estar Animal Amigos da Célia - CNPJ: 06.164.870/0001-82
Depois, enviar um e-mail para marli@abeac.org.br c/c para mascaramella@terra.com.br informando a data e o valor do depósito para receber os nºs correspondentes.

Quem puder ajudar adquirindo pelo menos um nº, nossos animais agradecem!

Abraços

Marli Scaramella
http://www.abeac.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo (a),

Deixe sua mensagem ou envie um e-mail para contato@abeac.org.br

Obrigada