domingo, 17 de julho de 2011

Em depoimento, funcionários da IBM contam como foi prestar serviço voluntário no canil da Abeac

O meu Service Day

Quando soube que a IBM resolveu celebrar o seu centenário prestando serviços à comunidade através de seus funcionários, pensei: “ Puxa, terei agora um impulso maior para criar um grupo de voluntários e nunca mais sair desta causa.” Em grupo, um puxa o outro, incentivando a não desistir, criam-se laços, compromissos para um bem maior.

Como todo bom brasileiro, ficou tudo para última hora...mas saiu e foi perfeitamente organizado!
Partimos rumo a Caucaia do Alto onde 450 carinhas ansiosas nos aguardavam. Foram 55 quilômetros de estrada e finalmente chegamos ao nosso destino: ABEAC – Associação Bem Estar Animal Amigos da Célia. Olha a carinha que nos esperava na chegada:

Foto: Graciela Dias

Mas quem é a Célia? Conhecemos esta história, desconhecida por muitos, que salvou a vida de diversos anjinhos peludos.

CÉLIA SCIUMBATA foi uma pessa que dedicou sua vida aos que precisavam de ajuda e não conseguiam falar. Mesmo com uma missão aparentemente impossível, o amor pelos animais falou mais alto e ela passou a viver em um sítio em Embu-Guaçu- SP junto a 200 cães, vítimas da violência e do descaso. Porém no dia 22/06/2003 ela faleceu e esses animais ficaram órfãos.... O que fazer? Se com a Célia tudo era difícil, imagine agora sem a presença dela! Quem teria tempo, disposição e amor suficiente para se dedicar a esses animais em tempo integral como a Célia fazia? Acho que a Célia quando chegou no céu já começou a trabalhar e providenciou a ajuda......Exatamente uma semana depois de sua morte surgiu um grupo de trabalho formado por pessoas que a conheciam, que já a ajudavam, e outras que chegaram sem saber de nada, mas que abraçaram essa causa com o mesmo amor e dedicação e criaram a ABEAC.


Com tantos casos urgentes, de 200, a Abeac atualmente zela pela vida de 450 criaturas. Dá pra imaginar 450 cachorros juntos? Conseguimos entender bem quando chegamos lá e escutamos os 450 nos saudando! O que vem à cabeça é : “nossa, deve ser uma bagunça, é muito animal, impossível que eles sejam limpos e tenham qualidade de vida.” E não é que nos enganamos? Com amor e determinação, o impossível se torna possível. Os cães não ficam amontoados não. Em cada canil existe 3 ou 4 animais, que contam com uma casa coberta, caminha, cobertor e uma área para tomarem sol. Ainda eles têm “pensão completa”, praticamente um hotel! São quase 100 canis, separados por alas com diferentes cores em um terreno próprio de 7 mil metros quadrados (3 mil de área construída). E quem aguenta entrar na ala amarela dos cachorros velhinhos e não se emocionar? São verdadeiros sêniors, que latem no volume 1 todo imponentes, se esforçando para enxergar mesmo com a catarata!


A ABEAC não tem a ajuda do governo ou de empresas privadas, ela conta mesmo com a ajuda de cada um de nós através da Campanha de Apadrinhamento. No site da Abeac é possível encontrar mais informações sobre isso. É uma boa chance de ajudar quando não podemos efetivamente adotar um cãozinho por viver em apartamento, trabalhando, viajando...mas se você puder adotar, tenho certeza que encontrará uma carinha “metade” lá o aguardando! Assista também ao vídeo da campanha Apadrinhe um velhinho.

Sabemos que normalmente existe um certo preconceito a quem se decide por fazer algo pelo animais, afinal, como ficam as crianças e idosos? Mas, avaliando que, de 261 projetos criados por IBMistas no Brasil (atualizado em 16/06/2011), 8 são dedicados aos animais, acho que estamos ao menos dando uma chance pra estes seres também terem uma oportunidade, não? Eles também sentem frio, medo, tristeza, alegria...

Esta ONG particularmente me chamou a atenção pela transparência: minha irmã tem dois “afilhados” lá (Bob e Natasha) e mensalmente eles enviavam a todos os contribuintes a planilha com o descritivo de entradas e saídas (de como as doações eram utilizadas). Infelizmente esta informação caiu nas mãos de quem não devia e em agosto/2010 um dos principais representantes da ONG foi abordado na frente de sua residência e coagido a entregar o “pagamento dos pedreiros”. Atualmente eles enviam esta planilha somente a pedido dos padrinhos, visando proteger sua própria segurança...aonde chegamos?

Mas estamos aqui para falar de coisas boas. O dia 15 de junho representou somente um passo para a trilha que queremos construir junto a esta ONG séria, que, mesmo com todas as dificuldades, nunca atrasou o pagamento dos 6 funcionáiros que cuidam da limpeza, vacina e alimentação dos animais.

Ao chegar lá, foi dificil conter a ansiedade de todos os voluntários, que já queriam correr para os canis. Organizamos o dia para: 1) Organizar o depósito; 2) Montar os prontuários faltantes para cerca de 130 animais; 3) Levar um pouco de carinho, mimos, guloseimas e amizade para estas lindas criaturas indefesas e esquecidas pela sociedade.

Fizemos primeiro uma reunião para alinhamento:



Canis da Abeac


Quando eu, Alessandra, dei a idéia de fazermos um passeio com os cães para que pudessem sair um pouco do canil, a Marli, meu contato na ONG, explicou que o terreno não é murado e como nunca foi feito este tipo de ação, precisaríamos pensar/estruturar melhor (os animais latem muito quando aparece alguém desconhecido, é necessário um tempo mínimo para adaptação, que é o que conquistamos dia 15). A Marli contou que existe um projeto para murar o terreno e fazer uma área de lazer para os cães mas ainda não foi possível pelo custo (aproximadamente R$ 20 mil reais para murar o terreno).


Aos nos aproximarmos de cada canil, todos pulavam em frente ao portãozinho querendo sinalizar : “Olha estou aqui, venham aqui!”

Com uma conta rápida, concluímos que cada um dos 6 funcionários cuida de 75 animais por dia! Obviamente a prioridade é a alimentação, limpeza, vacinação e medicamentos, por isso, estes animais não sabem o que é receber um afago sincero. Prova disto é que quando entrei em um dos canis levando palitinhos e biscoitinhos caninos, me surprendi ao constatar que os palitinhos ficaram de lado e a prioridade foi um colo. Eles colocavam a cabeça em baixo da minha mão, quase suplicando um carinho!





Corremos para organizar o depósito e ficar livre para brincar com estas carinhas que nos aguardavam ansiosamente:




 E aqui está o resultado final:



Infelizmente o tempo não nos permitiu sair do planejamento com os prontuários, então certamente faremos uma nova visita para seguir com esta ação.


Última ação do dia: confraternização com os animais.



Ainda podemos fazer muito pela ABEAC. Além dos prontuários e dedicação aos animais, notamos que eles precisam de ajuda para automatizar as atuais planilhas de controle e também para atualização da página na Internet. Portanto, se você tem estes conhecimentos e puder nos ajudar, será muito bem-vindo!


Agradecemos as doações de ração, comedouros e produtos de limpeza. Quem quiser fazer doações ou ajudar com trabalho, contatar: Alessandra Ortega – ortegaab@br.ibm.com. Sua participação fará toda diferença, estamos somente em 5 IBMistas e familiares voluntários para esta ação.


Obrigada por disponibilizar o seu tempo com as ações voluntárias!
Alessandra Ortega, amigos & anjinhos peludos



A Abeac precisa de sua ajuda para manter cerca de 450 cães. Torne-se padrinho ou madrinha de um de nossos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo (a),

Deixe sua mensagem ou envie um e-mail para contato@abeac.org.br

Obrigada