segunda-feira, 28 de novembro de 2011

10 maneiras simples de ajudar os animais




1 – Ao invés de comprar um novo amiguinho em um petshop, que tal adotar? O comércio de animais é cada vez mais cruel e visa apenas o lucro, enquanto milhares de animais aguardam por um lar nas ruas e nos abrigos!

2 – Castrando seu animalzinho de estimação e ajudando ONG’s que castram animais de rua você ajuda a prevenir o nascimento indesejado de milhares de bichinhos, ao mesmo tempo que promove a melhora da saúde animal. Castrar previne o câncer de útero e de testículo, reduz o risco de câncer mamário e de próstata, torna os animais mais calmos e dóceis, e prolonga suas vidas.

3 – Você pode ajudar organizações que auxiliam animais com doações, sejam elas em dinheiro, ração, jornal, prendas para bingos ou bazares, produtos de limpeza, cobertores, casinhas, entre outros.

4 – Se você não puder ajudar financeiramente, você pode participar de um evento que ajude os animais, como manifestações, cãominhadas com animais do Centro de Controle de Zoonoses, mutirões para ajudar abrigos, divulgando animais para adoção, entre outros. Toda ajuda é bem vinda e com certeza existe alguma atividade com a qual você se identifique.

5 – Locais que usam animais como forma de entretenimento, como circos, rodeios e até mesmo zoológicos, vão contra a natureza destes seres, mantendo-os presos, sob condições horríveis. Visitando estes lugares você incentiva os maus tratos físicos e psicológicos sofridos pelos animais. Ver os animais em seu habitat natural pode ser muito mais divertido!

6 – A indústria das peles exóticas é uma das mais cruéis e, com certeza, a mais fútil de todas. Usando peles você estará alimentando uma indústria suja de sangue, na qual milhões de chinchilas, raposas, focas, coelhos e até mesmo cães e gatos são assassinados de forma bárbara. Apenas quando os consumidores pararem de comprar, esta indústria deixará de existir.

7 – Produtos testados em animais não são seguros para seres humanos. Hoje em dia temos métodos alternativos que não prejudicam animais ou humanos. Que tal utilizar produtos de empresas que realizam os testes alternativos e boicotar as empresas que utilizam testes em animais? Uma lista completa das empresas pode ser encontrada no site da PEA – Projeto Esperança Animal.

8 – Virar vegetariano é um modo de ajudar os animais. Todos os dias, milhões de animais são mortos  de forma perversa para servirem a indústria da carne. Se você não consegue deixar a carne, por que não reduzir seu consumo? Você vai sentir a diferença na sua saúde e ajudará os animais. Que tal descobrir novos sabores e explorar o que a seção de hortifruti tem a oferecer?

9 – O silêncio é a maior arma de quem maltrata um animal. Se você presenciar alguma cena de maus tratos, denuncie! Maus tratos contra animais caracterizam crime ambiental e devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. Você pode denunciar pelo telefone 181, pelo site http://www.seguranca.sp.gov.br/, ou pessoalmente.

10 – Amar os animais é um privilégio de alguns, mas respeitá-los é um dever de todos. Devemos entender que os animais estão neste mundo para conviver conosco e não para nos servir. Respeite todos os seres em sua forma singular de ser e aprenda a amar as nossas diferenças.

Curiosidades



  • Segundo dados de 2011da Anfalpet, existem no Brasil 98 milhões de animais de estimação. Dentre eles há 34,3 milhões de cães e 18 milhões de gatos. 
  • Para se ter uma idéia, uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar 64 mil animais em seis anos; uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar 420 mil novos animais num período de sete anos!
  • 92% dos remédios que são aprovados em testes com animais são reprovados em testes com humanos por serem ineficientes ou perigosos. Milhares de animais sofrem todos os dias por algo que não é bom nem para eles, nem para nós.
  • Em um hectare de terra podem ser plantados 22.500 kg de batata, enquanto que, na mesma área, só podem ser produzidos 185 kg de carne bovina.
  • Se cada um de nós diminuísse em apenas 10% a quantidade de carne ingerida, 5 bilhões de animais seriam poupados todos os anos! Isto equivale a, aproximadamente, toda população da China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil!
  • Pessoas não vegetarianas têm 40% mais chances de desenvolver problemas cardíacos e diabetes do que vegetarianos.
  • O consumo de embutidos cárneos aumenta em 67% o risco de câncer no pâncreas.
  • Para fazer UM casaco de pele são mortos: 30 raposas, ou 70 visons, ou 12 filhotes de foca, ou 40 lontras, ou 50 coelhos, ou 200 chinchilas ou 400 esquilos.

Sites interessantes (para visitá-los, copie o endereço e cole no seu navegador):
www.pea.org.br
www.apasfa.org
www.anda.jor.br
www.abeac.org.br
www.projetomucky.org.br
www.institutoninarosa.org.br
www.adoteumgatinho.uol.com.br
www.odeiorodeio.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo (a),

Deixe sua mensagem ou envie um e-mail para contato@abeac.org.br

Obrigada